19 de março de 2011

Kdf V30

 A história do Fusca é uma das mais complexas e longas da história do automóvel. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envolveu várias empresas e até mesmo o governo de seu país, e levaria à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no processo. Alguns pontos são obscuros ou mal documentados, já que o projeto inicialmente não teria tal importância histórica, e certos detalhes perderam-se com a devastação causada pela Segunda Guerra Mundial.
  Em 1936 surgiam os protótipos V1 e V2 (esta conversível), que evoluíam. O modelo é um Kdf V30, ainda sem para-choques ou retrovisores, mas que antecipava bem o estilo típico dos anos 1930 do Fusca. Aliás, as linhas são de autoria de Erwin Komenda, que desenhou ainda os VW militares e até mesmo modelos da Porsche (criados por "Ferry" Porsche, filho de Ferdinand, e não pelo pai), como o 356, o mítico 550 Spyder e o 904, além de ter participado no desenvolvimento de um esportivo que fez tanto sucesso que dura até hoje - o Porsche 911.
O modelo começou a ser exportado para outros países europeus. Na Holanda (onde o VW Sedan era conhecido como Kever), era importado pelos irmãos Pon.

Nenhum comentário: